INTELIGÊNCIA, PESQUISA ESTRATÉGICA E GERENCIAMENTO DE RISCOS NA PREVIDÊNCIA SOCIAL BRASILEIRA
RESUMO
A Atividade de Inteligência no Brasil alavancou na última década um desenvolvimento institucional expressivo e sem precedentes em sua história. Há evidências muito claras de que esse trabalho tem promovido uma efetiva integração dos mais diversos entes e órgãos que prestam serviços de natureza estratégica para o Estado. Essa conjunção de esforços foi possibilitada, sobretudo, pela criação, em 1999, do Sistema Brasileiro de
Inteligência (SISBIN) e da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).
O SISBIN é composto por um órgão central, a ABIN, e por diversos outros integrantes setoriais, representados nos ministérios por órgãos, secretarias, assessorias etc.
Esse modelo tem se aperfeiçoado e os frutos dessa atividade integrada de inteligência estão materializando, ano após ano, resultados positivos que confluem diretamente para os mais importantes interesses das instituições prestadoras de serviços públicos do Estado brasileiro.
Exemplo disso é o Ministério da Previdência Social, gestor principal de nossa Previdência
Social e guardião de todo o patrimônio que representa essa instituição para nossa sociedade.
A Previdência Social é uma conquista do povo brasileiro e o equilíbrio de suas contas, assim como a adequada gestão de seus resultados, deve ser acompanhada e fiscalizada de perto por toda sociedade civil, pois todos nós, direta ou indiretamente, teremos nossos interesses sociais e econômicos seriamente afetados no caso de falência desse tão importante instrumento de distribuição de renda.
Em razão da magnitude e complexidade do sistema previdenciário público brasileiro, é imprescindível que o Estado possa contar com um aparelhamento institucional que cumpra essa tão importante missão que lhe foi cometida, qual seja, a de salvaguardar os interesses sensíveis do patrimônio público representado pela Previdência Social. Ao longo do desenvolvimento deste trabalho, visamos a evidenciar qual a efetiva importância da Atividade
de