Matlab
a. Explique o funcionamento, as vantagens e desvantagens dos sensores de velocidade.
O sensor de velocidade é um sensor que possui no seu interior um magneto que irá se deslocar gerando um campo magnético, por isso ele não precisa de uma fonte externa. Ele é bom para medir medias frequências, contudo não é ideal para medir baixas e altas. Suas desvantagens são o seu grande tamanho, não ser muito preciso e não pode ser usado em locais eletromagnetizados.
b. Quais fatores interferem diretamente na sensibilidade e na amplitude de medição de um sensor?
Campo Magnético: Alguns sensores utilizam campos magnéticos para realizar suas medições logo a existência de outros campos pode interferir nos resultados
Massa do sensor: Uma massa inadequada inutiliza as medições do sensor
Frequência de Corte: Deve ser garantido que o sensor possa captar as frequências de interesse
Tipos de fixação: Montagem Stud (prisioneiro, Montagem com adesivo, Montagem com magneto e ponteira).
2. Sabendo que um conjunto de motor-redutor e turbina roda com uma velocidade nominal de 6000rpm, que a engrenagem é composta por 24 dentes e a turbina possui 10 pás, responda:
a. Quais as frequências em Hz características dos componentes?
b. Crie uma rota para este conjunto?
3. Defina como identificar folgas, desalinhamento e ressonâncias?
Folga mecânica: As folgas mecânicas causam vibrações geralmente em frequências múltiplas, em pares de rotações e em altas ordens ( ½ x rpm, 1 x rpm, 2 x rpm, 3 x rpm, etc).
Desalinhamento: É outra grande fonte de vibração. Na maioria dos casos se detecta uma alta vibração na frequência de rotação do equipamento e suas harmônicas.
Ressonância: É identificado pelos picos de base larga.
4. Foi realizada uma medição de 0 a 10 segundos com um total de 5000 pontos. Qual a taxa de aquisição, a frequência, de amostragem e a frequência de Nyquist?
5. Monitoramento:
a. Quais as diferenças principais