brejo grande
INTRODUÇÃO
A Cartografia embora seja considerada complicada está presente no cotidiano das pessoas, desta forma basta um olhar cuidadoso para que se note sua presença. Ela pode ser observada em um traçado do campo de futebol, na posição das carteiras em uma sala de aula, até mesmo no simples fato de caminhar de um lugar para outro.
Quando se trata da aplicação da Cartografia no ensino de Geografia, esta deve ser trabalhada de uma forma em que facilite a aprendizagem das crianças, uma forma prática e de fácil compreensão.
Os educadores tentam buscar o porquê tantos alunos terminam a Educação Básica sem saber ler um mapa. A busca da real deficiência na alfabetização cartográfica traz questionamentos de como pretendemos apresentar uma metodologia diferenciada para facilitar a alfabetização cartográfica.
Nesta aula, abordaremos os seguintes temas:
- Conceito de Cartografia
- Conceito de Mapa
- Tipos e Elementos do Mapa
- Carta e Planta
- Atlas Geográfico
- Sensoriamento Remoto
CARTOGRAFIA
De acordo com algumas definições a Cartografia é a ciência que trata dos estudos e operações tanto científicas e técnicas, quanto artísticas, relacionadas à elaboração e utilização das cartas (ou mapas) de acordo com determinados sistemas de projeção e uma determinada escala.
O primeiro mapa de que se tem notícia foi feito em uma tábua redonda de argila por volta de 2.300 a.C. na região da Mesopotâmia (atual Iraque). Era apenas uma representação de um rio, provavelmente o rio Eufrates, circundando montanhas. Outros registros, datando de 1.000 a.C., foram encontrados no Egito em tumbas, onde os desenhos representavam paisagens locais, trilhas e rios.
Essa representação feita pelos babilônios é considerada como o primeiro mapa-múndi da história por representar o mundo na concepção de seus autores, mesmo que na verdade, a terra seja bem diferente disso.
Mas foi na Grécia que surgiram as primeiras tentativas de se estabelecer métodos