Hellen Keller
a) Antes de Anne Sullivan entrar em sua vida Hellen é tratada em momentos como um animal doméstico, em outros como uma menina selvagem. Reduzida em sua condição de “estranha”, Hellen era apenas um problema a ser relevado e levado em diante. Quando sua professora Anne Sullivan a conhece decide que não quer apenas treiná-la. Pois, muito além das regras de higiene e convivência, Anne pretende mostrá-la que ao seu redor existe um mundo, que pode ser tocado e vivido. Anne levou sua aluna para provar o seu mundo e partir da interação com o meio, pôde assim, aprender a leitura das palavras. Esta aprendizagem não poderia ser diferente, pois Helen precisava ler o seu próprio mundo. Seu acesso a comunicação abriu uma nova porta de a levava de encontro ao mundo, já que outras duas portas, utilizadas por aqueles que vêem e escutam, estavam fechadas. As vidas de Anne e Helen foram repletas de descobertas incríveis, frustrações dolorosas e recomeço corajoso.
b) A menina Helen, só começou a ser educada aos sete anos e antes de sua educação formal, ela apresentava comportamentos agressivos, era desastrada e recusava ser guiada. A professora Anne Sullivan, foi encarregada de cuidar e ensinar a garota boas maneiras, educá-la perante as exigências da sociedade para que ela se tornasse “normal” diante a mesma.
Helen era muito resistente aos cuidados da professora, e foi muito difícil transformar-la sociável perante as outras pessoas, mesmo