Simulação em Ladder
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECATRÔNICA
1º e 2º RELATÓRIO PRÁTICAS– CLP (Rockwell - Micrologix 1500)
Salvador
2013
1º e 2º RELATÓRIO PRÁTICAS– CLP (Rockwell - Micrologix 1500)
Relatório apresentado à disciplina Automação e Instrumentação-II da Universidade Salvador – UNIFACS, como requisito parcial para conclusão da disciplina.
Salvador
2013
SUMÁRIO
LISTA DE FIGURAS 4
1 Introdução 5
2 Objetivo 5
3 Material 5
4 Método 5
4.1 Configuração Decomunicação 5
4.2 Prática Delaboratório 1 6
4.3 Prática Delaboratório 2 7
4.4 Simulação 8
5 Conclusão 8
LISTA DE FIGURAS
Figura 1: Programação em Ladder dos Semáforos 6
Figura 2: Programação em Ladder do Experimento 1 7
Figura 3: Programação em Ladder do Experimento 2 7
1 Introdução
Os controladores lógicos programáveis servem para tomar decisões com base em estado de diversos sensores, conferindo assim uma organização lógica a uma planta. Devido a essa característica de decisão, os controladores estão sujeitos a serem programados previamente com uma sequência de instruções que ditam como a planta deve se comportar.
Comercialmente as linguagens de programação mais difundidas são as baseadas em Ladder (que remete a ideia de escada devido a Topologia de sequência das instruções) e em diagrama de blocos. O Ladder possui como unidade básica as entradas normalmente abertas (examine se fechar) ou normalmente fechadas (examine se abrir) que funcionam como sendo um estado e o seu inverso.
No diagrama Ladder, o mapa de memória ajuda a organizar os elementos dentro do circuito, estabelecendo diferenças entre cada um deles. Sendo assim, é possível representar saídas virtuais (Binary), saídas físicas (Output), dentre outros.
No relatório a seguir, as