Hidrogeologia
A temperatura é caracterizada por uma amplitude térmica anual muito pequena, ficando os meses de setembro e outubro, no hemisfério sul, como os mais quentes e o de julho como o mais frio.
Por água subterrânea entende-se toda a água que ocorre abaixo da superfície da Terra, preenchendo os poros ou vazios intergranulares das rochas sedimentares, ou as fraturas, falhas e fissuras das rochas compactas, e que sendo submetida a duas forças (de adesão e de gravidade) desempenha um papel essencial na manutenção da umidade do solo, do fluxo dos rios, lagos e brejos (FEITOSA, 2000).
Logo, as águas subterrâneas apresentam-se como soluções plausíveis para a problemática de falta deste recurso natural em regiões semiáridas, mas é de difícil acesso, na maioria das vezes, possuindo extrema relação com o ambiente em que se encontra e possuindo dificuldades para sua captação.
Regiões semiáridas são caracterizadas por um regime de baixa precipitação pluviométrica e altas taxas de evaporação. ANDRADE et al (2004) mostram que uma região semiárida é caracterizada por baixas taxas pluviométricas e elevadas temperaturas, as quais, proporcionam elevado potencial de evapotranspiração, que associado à geologia sedimentar, infere