Hidrogeologia
1.1 Introdução
A Hidrogeologia é o ramo das Ciências da Terra que trata i) do estudo das águas subterrâneas e ii) da investigação das leis relativas à sua existência e circulação. O seu desenvolvimento deve-se, sobretudo, ao impulso dado por uma série de necessidades ligadas à resolução de problemas de grande importância económica (procura da água resultante do aumento da população e da industrialização).
Por exemplo, um habitante de uma zona urbana industrial pode chegar a utilizar vinte milhões de litros de água em toda a sua vida, valor que duplica se entrarmos em conta com o consumo que lhe corresponde do ponto de vista agrícola, industrial e recreativo. Ao invés, um indivíduo que leve uma vida “primitiva” necessitará apenas de duzentos a quatrocentos mil litros, incluindo todas as suas necessidades.
Quadro da distribuição de água no Globo
Águas
Lagos de água doce ………………………………………...
0,009 %
superficiais
Lagos salgados e mares interiores ………………………….
0,008 %
Armazenamento temporário em rios e canais ……………...
0,0001 %
Águas suspensas e gravíticas incluindo a humidade do solo
0,005 %
Águas subterrâneas Águas armazenadas até 1 km de profundidade (algumas são salgadas ……………………………………………………..
Águas profundas (muitas são salgadas e não potáveis) …….
0,33 %
0,29 %
Calotes polares e glaciares …………………………………. 2,15 %
Outras águas
Atmosfera …………………………………………………..
0,001 %
Oceanos …………………………………………………….
97,2 %
Dados procedentes do U.S. Geological Survey
A origem e a circulação das águas subterrâneas têm sido explicadas ao longo da história dum modo confuso e misterioso. Hoje em dia aceitam-se, com naturalidade, as relações existentes entre variações de pluviosidade e de níveis de armazenamento de água subterrânea.
Estas variações fazem parte dum sistema complexo que inclui todas as águas circulantes conhecidas na Terra, vulgarmente designado por Ciclo Hidrológico.
1
Fig. – 1.