Avaliação do Desmatamento no município de Brejo Grande do Araguaia - Pa
Andreíza Liká, Diego de Mendonça, Diego Paiva, Larissa Matsura
1. INTRODUÇÃO
O desmatamento no sudeste paraense é um problema que ainda hoje demanda atenção tanto dos governantes quanto da população em geral. Julião (2013) cita Marabá como uma das regiões que claramente vêm sofrendo com o desmatamento/desflorestamento. Neste contexto, cidades como Brejo Grande do Araguaia se destacam, principalmente, pela assinatura do Acordo pelo Desmatamento Zero no Pará, no ano de 2011, como uma das maneiras que torneiam a preservação do bioma amazônico e da sua biodiversidade. O município de Brejo Grande do Araguaia foi criado da desmembração do município de São João do Araguaia, em 1988. Localiza-se no sudeste paraense, na microrregião de Marabá, e possui uma população de 7.317 habitantes, segundo dados do IBGE (2010). A agropecuária é o segundo elemento mais importante na obtenção do seu produto interno bruto, reforçando a necessidade de estudos sobre a região. Assim sendo, este trabalho analisa o desmatamento no município de Brejo Grande do Araguaia, ao longo de 10 anos (2002 a 2011), através de imagens obtidas por satélites e contextualização da problemática a partir de pesquisa bibliográfica.
2. MATERIAL E MÉTODOS
O trabalho trata do desmatamento no município de Brejo Grande do Araguaia, localizado no estado do Pará, a uma latitude 05º41'56" ao sul e a uma longitude 48º24'47" a oeste, estando a uma altitude que varia entre 110 e 214 metros. A figura 1 apresenta um mapa detalhado sobre a região:
Figura – Mapa de localização da área de estudo.
Fonte: Elaborada pelos autores. A pesquisa realizada foi desenvolvida a partir da busca de referencial teórico (através de artigos, reportagens e outras publicações) acerca do município de Brejo Grande do Araguaia, a fim de conhecer melhor a dinâmica local, observando quais atividades produtivas seriam