Informação Estratégica e Inteligência Organizacional/Competitiva
Helisane Faria
Informação Estratégica, Inteligência Organizacional e Competitiva
Curitiba
2014
O Profissional da Informação em Atividades de Inteligência Competitiva
O artigo “O Profissional da Informação em Atividades de Inteligência Competitiva” traz uma pesquisa á respeito da atuação dos profissionais da informação na inteligência competitiva em organizações públicas e privadas. A escolha do artigo deu-se devido á similaridade do tema com a nossa área de estudo. No artigo a autora afirma que o trabalho pode se tornar um instrumento de uso pelos profissionais da informação no direcionamento de suas carreiras, ampliando suas possibilidades de atuação profissional e também identificando lacunas no perfil profissional auxiliando aqueles que pretende atuar nessa área. Com base nessa afirmação, a relevância do artigo para jovens estudantes, futuros profissionais da informação, torna-se ainda maior.
O artigo inicialmente discorre sobre o papel da informação e do conhecimento nas organizações atualmente, e como esse papel aliado as tecnologias trouxe a necessidade dos profissionais de informação. Segundo Faria (2005, p.31), o profissional da informação, nesse contexto, insere-se “como agente ativo e agente criativo, capitalizando sua competência informacional para as estratégias da organização em que atua.”
Segundo as autoras, existem muitos estudos sobre o processo, as ferramentas e a importância da atividade de IC. Porém são poucos os estudos sobre o perfil, habilidades, competências e formação dos profissionais que desenvolvem essas atividades. Com base nisso, a pesquisa analisou a atuação do profissional da informação no que diz respeito ao ciclo de inteligência proposto por Miller (2002b) e também se esses profissionais possuem as habilidades e competências descritas por Miller (2002c) e Marcial (2005) para atuarem com êxito na área de IC.
Antes de mostrar os dados