Inteligencia Emocional
Goleman e autor do famoso livro Inteligência
Emocional, já vendeu mais de 5 milhões de cópias mundialmente .
Ele cobra, 50 mil dólares por seminário. Em reais, isso significa que ele deve ter ganho, em cerca de 120 minutos, 90 mil reais - ou seja, 45 mil reais por hora, ou cerca de 750 reais por minuto!
Qual é o melhor preditor de sucesso profissional?
A inteligência (como medida por testes de QI) ?
Um complexo de fatores que inclui motivação, autoconfiança, disposição de assumir riscos calculados, adaptabilidade a mudanças, habilidades interpessoais, capacidade de gerenciar conflitos, dedicação, persistência, controle emocional, etc ?
Segundo Goleman, não se trata de afirmar que a inteligência medida pelos testes de QI não importe: trata-se, isto sim, de mostrar que ela não significa tanto para o sucesso profissional quanto somos levados a esperar. Para ele, a inteligência pode ter cerca de 10% de responsabilidade no sucesso profissional - os outros 90% seriam explicáveis pelo conjunto de fatores que ele designa como "inteligência emocional".
A tese que ele defende é que a inteligência é geralmente responsável (positiva ou negativamente) pela área profissional que um individuo pode ou não adentrar. O cérebro humano tem um núcleo, na sua região central, que ele chama de
"amídala" ("amygdala" é o termo em inglês), que seria responsável pelas emoções ;
A amídala é revestida por camadas em que predominam os aspectos mais cognitivos, que são coordenados pelo "Centro Executivo" do cérebro;
Estudos em neurofisiologia têm mostrado que se a amídala for separada do
"Centro Executivo", a inteligência do indivíduo continuará a funcionar normalmente, mas ele não sentirá as emoções o que prejudica seu estado emocional e, conseqüentemente, sua performance .
A inteligência emocional pode ser analisada através de uma descrição resumida dos