FÍSICA
Curso: Engenharias
Disciplina: Física Experimental
Código:
CCE0477
Turma:
3133
Professor (a):
Data de Realização: 08/09/2014
Aceleração da Gravidade
Objetivos:
Estudar o movimento periódico de oscilação de um pêndulo simples e determinar o valor da aceleração gravitacional local.
Introdução teórica: A aceleração gravitacional é, basicamente, a aceleração na qual um corpo de determinada massa fica submetido por algum outro corpo de massa extremamente maior (planeta, lua, estrela – dado o alto valor das massas desses corpos). Sendo assim, a aceleração da gravidade pode ser definida como o aumento gradativo da velocidade, a cada instante de tempo, que um corpo sofre caso estivesse em queda livre (liberado de um ponto mais alto, a partir do repouso). A aceleração da gravidade na Terra ao nível do mar e à latitude de 45° (g) é aproximadamente igual a 9,80665 m/s². Todo corpo colocado na superfície terrestre sofre a influência da força peso, que atrai esses corpos para o centro da terra. A representação matemática para esse fenômeno é dada pela equação:
P = m . g Onde p é peso, m é massa e g é a aceleração da gravidade.
Podemos determinar a aceleração gravitacional (g) na superfície da Terra usando um pêndulo simples. Isso porque o período (P) de oscilação de um pêndulo depende apenas de duas coisas: seu comprimento (L, que sempre podemos medir) e de g. A relação entre os 3 é dada pela seguinte fórmula:
T =
Sendo assim, a análise de um pendulo simples nos mostra que, para pequenas oscilações, um pêndulo simples descreve um movimento periódico e oscilatório (MHS).
Como para qualquer MHS, o período e dado por:
T = 2π .
O movimento acelerado pode ser determinado pelo seguinte exemplo: Um móvel se move com velocidade variada em relação a um referencial. Pode ser acelerado ou retardado, acelerado quando a aceleração e velocidade possuem o mesmo