inteligencia emocional
Escola Municipal de Ensino Básico Dr Liberato Salzano Vieira da Cunha
2014
Aparecida Cristina Prestes da Silva
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
COMO FERRAMENTA DE ASCENSÃO PROFISSIONAl
Trabalho de Conclusão do 1º semestre do curso de técnico em administração da Escola Municipal de Ensino Básico Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha , orientado pela professora Paulo.
A Inteligência emocional como ferramenta de ascensão profissional
RESUMO
Neste presente trabalho vamos mostrar a importância da Inteligência Emocional (Q.E) no ambiente corporativo, por intermédio do estudo do livro “A inteligência emocional” de Daniel Goleman e foi possível identificar algumas formas de uso inteligente de nossas emoções no ambiente de trabalho e em nossas atitudes no cotidiano.
As situações e os conflitos ocorridos em uma corporação são envolvidos por relacionamentos entre as pessoas, logo é necessário que haja a percepção, o entendimento, o controle e o uso inteligente das emoções.
Daniel Goleman descreveu as cinco habilidades da inteligência emocional, mas podemos perceber que não somente ela proporciona a ascensão profissional, veremos que outros fatores também influenciam o crescimento profissional.
Palavras chaves: Inteligência Emocional, motivação e diferencial.
INTRODUÇÃO
A inteligência emocional é a capacidade de compreender, controlar e aplicar no momento oportuno às emoções.
Não existe uma definição para inteligência emocional, mas podemos dizer que está relacionada a habilidades tais como motivar-se a si mesmo e persistir em face a frustrações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas.
Segundo Daniel Goleman, pai do termo Inteligência Emocional, mais importante do que ter um Q.I. elevado, é saber controlar as suas próprias emoções, com isto, quer provar que o controle emocional de uma pessoa é que vai determinar sua inteligência.
No mundo atual o uso da