MACROECONOMIA
1 - DEFINIÇÃO
- Segundo Mankiw (2008), a macroeconomia é o estudo da economia como um todo, incluindo o crescimento em termos de renda, as variações nos preços e na taxa de desemprego;
- Blanchard (2007) define a macroeconomia como estudo de variáveis econômicas agregadas;
- Dornbusch e Fisher (1991) colocam que a macroeconomia trata do comportamento global da economia com períodos de recessão e recuperação.
- Para Simonsem e Cysne (2007) a metáfora para a definição é que a macroeconomia é a área que estuda a floresta, enquanto a microeconomia estaria voltada para o estudo da árvore.
- Para alguns autores a Macroeconomia é uma ciência muito recente e imperfeita, cuja capacidade de prever o futuro não é melhor do que a dos meteorologistas.
- Uma metáfora interessante é a de comparamos a condução da economia à tarefa de um comandante de navio de grande porte:
O comandante não faz curvas apertadas,
O comandante não para imediatamente;
O comandante com dificuldade dá início a um processo de marcha ré, ou seja; os movimentos devem ser previstos com grande antecedência para que o comandante possa conduzir com sucesso a embarcação em sua rota.
1.2 OS PROBLEMAS MACROECONÔMICOS
Os problemas macroeconômicos fundamentais lidam com a modelagem, entendimento, elevação ou diminuição de variáveis como:
- Produto Interno Bruto, Taxa de Inflação, Taxa de Juros, Taxa de Câmbio, Taxa de desemprego, Distribuição de Renda, Gastos Públicos, Quantidade de moeda, etc.
-Metas da Macroeconomia: garantir alto nível de emprego, a estabilidade de preços, a distribuição justa da renda e o crescimento econômico.
1.3 - ANTECEDENTES DA MACROECONOMIA
- A organização para o funcionamento da macroeconomia passou pelo reconhecimento da visão de mercado como mecanismo que asseguraria o equilíbrio diante da coleta de dados que seria feito dos mercados.
- O autor Adam Smith escreveu sua obra A RIQUEZA DAS NAÇÕES, na qual o autor quis inferir que a riqueza das