o que é crea
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás - CREA-GO, é uma autarquia federal de fiscalização do exercício das profissões de Engenheiros, Engenheiros Agrônomos, Geólogos, Geógrafos, Meteorologistas, Tecnólogos e Técnicos de nível médio das modalidades mencionadas, defendendo a sociedade no que diz respeito à qualidade, ética e, principalmente, coibindo a prática do exercício ilegal dessas profissões.
Os CREAs estão presentes em todas as capitais dos Estados e no Distrito Federal e foram instituídos pela Lei 5194, de 24/12/66, que definiu a sua composição através de representantes das Instituições de Ensino Superior e das Entidades de Classe que congregam as citadas profissões.
Organização Básica
Em Goiás, o Conselho é constituído por 84 Conselheiros, sendo 42 efetivos e 42 suplentes, com renovação anual de um terço de seus membros. Exercendo uma função honorífica, o Conselheiro tem mandato de três anos.
Plenário:
É o órgão supremo do Conselho, sendo constituído pelo Presidente e pela totalidade dos Conselheiros efetivos e suplentes, estes na falta ou impedimento daqueles. É a última instância administrativa no âmbito do Estado, na decisão de assuntos relativos à competência do Regional.
Câmaras Especializadas:
São órgãos incumbidos de julgar e decidir, em 1ª instância, sobre assuntos de fiscalização pertinentes às respectivas profissões e infrações ao Código de Ética Profissional. Cada Câmara é composta por, no mínimo, quatro Conselheiros, sendo três da mesma modalidade profissional e um representante do Plenário.
Atualmente o Conselho possui cinco Câmaras:
- Câmara Especializada de Agronomia (C.E.A.);
- Câmara Especializada de Engenharia Civil (C.E.E.C.);
- Câmara Especializada de Engenharia Elétrica (C.E.E.E.);
- Câmara Especializada de Geologia e Minas (C.E.G.E.M.).
- Câmara Especializada de Engenharia Mecânica, Metalurgia e Química (C.E.E.M.M.Q.)
Presidência:
Órgão executivo do