Inteligencia Emocional
Introdução
Neste contexto são apresentadas as ideias gerais da Inteligência Emocional. São aqui resumidas os três primeiros capítulos do livro
"Inteligência Emocional" de Daniel Goleman. Se perguntaram porque só os primeiros capítulos e não todo o livro? Porque?! Porque considere-os mais importantes e dão uma melhor visão do tema que se esta aqui a tratar.
A primeira parte (do livro) trata sobre como o sentimento por muitas vezes se sobrepõe a toda a racionalidade. Momentos de raiva, medo, paixão e alegria; como dominar os impulsos emocionais. A segunda parte, relaciona-se com os sentimentos íntimos, saber gerir as nossas relações, como disse Aristóteles:
" Qualquer um pode zangar-se - isso é fácil.
Mas zangar-se com a pessoa certa, na justa medida,
No momento certo , pela razão certa
E de maneira certa - isso não é fácil. "
(Aristóteles, Ética a Nicómaco).
E por último, como o mercado está a reformular as nossas vidas que dão-lhe uma importância sem precedentes a Inteligência Emocional no plano do êxito profissional; tal como o equilíbrio emocional pode ajudar a proteger o nosso bem-estar.
O que é Emoção?
No sentido mais literal, emoção é uma agitação ou perturbação do espírito, sentimento, paixão, qualquer estado mental excitado. Os investigadores continuam a debater que emoções podemos considerar primarias, os principais candidatos, temos:
Ira: fúria, aborrecimento, irritabilidade e no extremo: ódio;
Tristeza: dor, pena, desânimo, melancolia, solidão;
Medo: ansiedade, nervosismo, preocupação, receio, desconfiança, aflição, pânico;
Prazer: felicidade, alegria, alívio, satisfação, orgulho, gratificação, bom humor, entusiasmo;
Amor: aceitação, amizade, confiança, bondade, adoração;
Surpresa: choque, espanto, admiração;