Artigo
Resumo
Este trabalho, com o objetivo de apresentar a universidade corporativa e seus conceitos, trás a abordagem atual do assunto com a visão e percepção dos diversos autores que discorrem sobre.
A abordagem da universidade corporativa vem sendo discutida há vários anos e está em foco nas organizações como meio de transformação organizacional. O conhecimento como fonte motivadora de inovação das pessoas nas organizações e resultados pautados em fatores planejados e discutidos anteriormente em ambiente acadêmico, com pesquisas e testes.
Com esse enfoque esse trabalho trás a visão global sobre as universidades corporativas, as formas de apresentação, influência e resultados para as organizações e pessoas.
Palavras-Chave: Universidades Corporativas, Desenvolvimento de pessoas e crescimento organizacional.
Introdução
As Universidades Corporativas (UC) estão em discussão há pelo menos 40 anos desde o lançamento da Crotonville em 1955 pela General Eletric, mas o verdadeiro surto de interesse na criação de uma universidade corporativa ocorreu no final da década de 80.
As Organizações começaram a perceber que não podiam mais depender das Instituições de Ensino Superior, para qualificar seus colaboradores, decidindo partir para criação de suas próprias "universidades corporativas", com o objetivo de obter um controle mais rígido sobre o processo de aprendizagem, vinculando de maneira mais estreita os programas de aprendizagem as metas e resultados estratégicos reais da empresa.
As pessoas buscam o desenvolvimento pessoal e as empresas tem aliado o desenvolvimento organizacional criando mecanismos para que sejam alinhadas as expectativas e desenvolvidos métodos que desenvolvam conhecimentos que sejam alinhados às necessidades das organizações e utilizados no seu dia-a-dia.
1. Universidade Corporativa
Conceitualmente Universidade corporativa,