Instituições financeira bancárias e não bancárias
São as instituições financeiras autorizadas a captar recursos juntos ao publico sob a forma de depósito à vista, podendo, por isso, criar moeda escritural: 1. Bancos comerciais 2. Caixas econômicas 3. Cooperativas de créditos 4. Bancos cooperativos 5. Bancos múltiplos com carteira comercial.
Instituições Não- Bancárias Instituições financeiras não bancárias ou não monetárias são aquelas não autorizadas a captar recursos sob a forma de depósito à vista. 1. Bancos de investimentos; 2. Bancos estaduais de desenvolvimento; 3. Sociedades de arrendamento mercantil; 4. Sociedades de créditos, financiamento e investimento; 5. Companhias hipotecárias; 6. Bancos múltiplos sem carteira comercial. 7.
As instituições financeiras bancárias (ou instituições financeiras monetárias), como o próprio nome diz, têm a faculdade de criar moedas ou meios de pagamento. Como vimos anteriormente, os meios de pagamento são compostos pelo papel moeda e pelos depósitos à vista nos bancos. De forma simplificada, podemos afirmar que a criação dos meios de pagamento é realizada pelo Banco Central, que controla a emissão do papel-moeda, e pelos bancos comerciais pode ser exemplificado da seguinte forma: suponhamos que um indivíduo deposite, em papel-moeda, um determinado valor em sua conta corrente. Para que isso fosse possível, naturalmente o Banco Central foi responsável por essa emissão de papel-moeda. O banco comercial, ao acolher esse depósito, por uma questão de probabilidade, sabe que pode emprestar parte desse dinheiro a um tomador final. O sujeito, por sua vez, ao receber o dinheiro, irá depositá-lo no mesmo banco ou em qualquer outro banco comercial. O banco que receber esse depósito, da mesma forma que o primeiro, pode emprestar uma parte do montante para outro tomador, e assim sucessivamente. Ao final desse processo verificaremos que o montante inicial depositado em papel-moeda se multiplicou dentro da estrutura das