Trabalho Institui es Financeiras Banc rias e N o Banc rias
INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS BANCÁRIAS E NÃO BANCÁRIAS
Cleyton Barbosa, 1122861
Introdução
As instituições Financeiras são aqueles que atuam como intermediário financeiro. As bancárias são as autorizadas à captação de recursos por meio de depósitos. As não bancárias são aquelas que emprestam com base nos recursos próprios ou por criação de títulos de dívida.
Assim como em outros setores, as instituições financeiras bancárias estão crescendo e passando por inúmeras mudanças. Para dar-lhes suporte, no sentido de visualizarem as oportunidades e terem um melhor posicionamento no mercado, torna-se elemento fundamental a adoção do planejamento estratégico.
Dentre as principais Instituições Temos:
Bancos de Investimentos.
Bancos Múltiplos sem Carteira Comercial.
Bancos de Câmbio.
Sociedades de Crédito, Financiamento e Investimento.
Bancos de Desenvolvimento etc.
Instituições Financeiras Bancárias
Instituições normatizadas pelo CMN
Bancos Comerciais – são classificados como instituições monetárias por terem o poder de criação de moeda escritural.
São instituições financeiras que recebem depósitos à vista em contas de movimento e efetuam empréstimos de curtos e médios prazos para pessoas físicas e empresas.
De outra forma, prestam também serviços auxiliares, tais como cobrança mediante comissão, transferências de fundos de uma praça para outra, recebimentos de impostos e tarifas públicas e outros serviços.
Os recursos dessas instituições são provenientes, principalmente, dos depósitos à vista e a prazo, operações de redesconto bancário e assistência financeira.
Bancos múltiplos – Criado em 1988, pela Resolução 1.524 do BACEN, o projeto do banco múltiplo prevê sua formação com base nas atividades de quatro instituições:
Banco comercial;
Banco de Investimento e Desenvolvimento;
Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento;
Sociedade de Crédito Imobiliário.
Para que uma instituição