Instalações elétricas na indústria do álcool
Turma 22
RESUMO: Instalações elétricas na indústria do álcool Nos projetos de instalações elétricas na indústria sucro-alcoolíca, os equipamentos elétricos e eletrônicos destinados às funções de comando, iluminação, controle, monitoramento e força e que estejam instalados em locais com alta possibilidade de explosão, devem ser especificados de forma bastante cuidadosa.
Os processos na indústria de formação de misturas gasosas inflamáveis no ambiente, comoo por exemplo o metanol. O metanol é bastante inflamável e muito solúvel em água devendo ter bastante cuidado com o aparecimento de faíscas.
No Brasil, as últimas ocorrências aconteceram em dezembro de 200, em um depósito de álcool em Campinas-SP, em novembro de 2004, em um navio chileno atracado em Paranaguá-PR, em dezembro de 2004, em uma usina em Morro Agudo-SP e, finalmente, em abril de 2007 houve uma explosão em uma usina de soja em Araucária-PR.
Devido às exigências da NR-10, as indústrias estão procedendo a contratação de empresas especializadas em inspeções de instalações elétricas em ambientes industriais com processamento, armazenagem e transporte de produtos inflmáveis. As inspeções verificam os projetos da unidade, a instalação dos equipamentos elétricos e eletrônicos especiais para ambientes com inflamáveis, e o plano de manutenção adotado. As maiores não conformidades são encontradas em:
- desenhos de classificação de áreas
- compra de equipamentos elétricos e eletrônicos
- plano de manutenção
Os desenhos de classificação de áreas são fundamentais para a execução de um projeto seguro de instalações elétricas na indústria alcooleira. Eles mostram as regiões onde existem a possibilidade de formação de uma atmosfera explosiva. Esses desenhos devem ser verificados peridiódicamente, para que, qualquer modificação ocorrida na planta industrial seja retratada.
A compra de equipamentos elétricos e eletrônicos destinados ao uso em áreas classificadas