Matriz energetica
A matriz energética do Brasil, ou seja, as fontes das quais tiramos energia para a indústria, para o comércio, para nossas casas e nossos carros, é composta atualmente da seguinte maneira:
Hidroelétrica (14.8%)
A água represada possui energia potencial gravitacional que se converte em energia cinética. Essa energia cinética é transferida às turbinas, que movimentam o gerador; e o gerador, por sua vez, converte essa energia cinética em energia elétrica a qual será enviada através de condutores ao seu destino. Itaipu atualmente é a maior produtora de energia elétrica.Após sua produção, a energia elétrica passa por transformadores que a preparam para ser transmitida. Durante a transmissão, parte dessa energia é perdida sob a forma de calor que aquece a linha de transmissão. Para chegar ao usuário final, a energia elétrica passa novamente por transformadores que a preparam para ser usada.
Petróleo e derivados (36.7%)
Substância oleosa e inflamável, o petróleo é a principal fonte de energia na atualidade. O fato de o mesmo ser um recurso esgotável, aliado ao seu grande valor econômico, fez com que o combustível se tornasse um elemento causador de grandes mudanças geopolíticas e socioeconômicas em todo o mundo.
No Brasil, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) é responsável por realizar os leilões, mesmo de áreas com prováveis reservas. Por isso, o petróleo e o gás do pré-sal não são integralmente do povo brasileiro. Cerca de 25% das reservas já identificadas no pré-sal, já são propriedade de empresas privadas, inclusive estrangeiras.
Biocombustível (31.6%)
É todo combustível produzido de fontes renováveis da biomassa, como, por exemplo, o álcool e resíduos de madeira, o biodiesel. Quanto ao biodiesel, este consiste de ésteres metílicos ou etílicos produzidos pela transesterificação de óleos vegetais ou gorduras animais.
Entende-se por biomassa, massas orgânicas de origem biológica ou de materiais não fósseis, utilizáveis como