Matriz energetica
Introdução:
A matriz energética brasileira, um conjunto de fontes de energia ofertados no país, é das mais limpas do planeta. O Brasil possui a matriz energética mais renovável do mundo industrializado com 45,3% de sua produção proveniente de fontes como recursos hídricos, biomassa e etanol, além das energias eólica e solar. As usinas hidrelétricas são responsáveis pela geração de mais de 75% da eletricidade do País. Vale lembrar que a matriz energética mundial é composta por 13% de fontes renováveis no caso de Países industrializados, caindo para 6% entre as nações em desenvolvimento.
História da matriz energética no Brasil:
Desde a descoberta, o Brasil utiliza a lenha como energético, o ciclo da cana de açúcar se desenvolveu todo ele sustentado pela lenha. O caldo de cana era aquecido em tachos de cobre, utilizando lenha. O ciclo do ouro, que veio em seguida, café foi o primeiro que trouxe o uso do carvão mineral que veio a substituir todos os outros meio de energia .O ciclo do café foi o primeiro que trouxe o uso do carvão mineral, não porque a torrefação necessitasse, mas porque o dinheiro proporcionado pelo café, aliado à presença de imigrantes que trouxeram altos conhecimentos, junto com o mercado brasileiro que demandava cada vez mais produtos utilizados na Europa, isso desencadeou os primeiros passos para a industrialização do Brasil, particularmente na cidade de São Paulo.
O carvão passou a substituir também a lenha nas locomotivas a vapor e foi o responsável pelo início da indústria de gás manufaturado no Rio de Janeiro e São Paulo. O carvão era importado, principalmente da Inglaterra e dos EUA, já que a produção nacional de carvão só começaria em 1912.
Fontes de energia :
Hidroelétrica (14.8%) : A água represada possui energia potencial gravitacional que se converte em energia cinética. Essa energia é transferida às turbinas, que movimentam o gerador; e o gerador, por sua vez, converte essa energia