Matriz Energetica
Quando falamos em matriz energética mundial, as fontes renováveis representam apenas 13% do total em países industrializados. Nações consideradas em desenvolvimento têm um índice ainda menor, de apenas 6%. No parâmetro global, o petróleo tem a maior participação como fonte de energia, com uma participação de mais de 90% só no setor de transportes.
No Brasil o petróleo corresponde a 37% da energia gerada e é o combustível mais utilizado em veículos automotivos. Altamente poluente, está entre as principais causas do aumento do efeito estufa no mundo todo. Além disso, a dependência dos combustíveis fósseis pode gerar uma crise energética, uma vez que são fontes finitas e já escassas.
Apesar das pesquisas e investimentos para o desenvolvimento de fontes alternativas e renováveis de energia, a previsão é de que o petróleo e os demais combustíveis fósseis continuarão a dominar a matriz global pelo menos nos próximos 50 ou 60 anos.
É importante conhecer os diferentes tipos de fontes de energia. Podemos classificá-las em renováveis e não renováveis; primárias e secundárias; convencionais e alternativas.
Renováveis → Têm capacidade de se regenerar em um tempo curto, tornando-a inesgotável. Ex.: Biomassa (óleos/biodiesel a partir de cana-de-açúcar, mamona, girassol, entre outros).
Não Renováveis → Oriundas de matéria orgânica decomposta por milhões de anos, não havendo tempo hábil para serem formados para uso humano. Ex.: Petróleo, gás natural e carvão.
Primárias → Quando utilizamos diretamente para geração de calor/energia. Ex.: Lenha queimada para uso doméstico.
Secundárias → Utiliza-se um meio de energia para obter outro. Ex.: