Usos e Vantagens do GN
O gás natural apresenta diversas aplicações: Pode ser usado como combustível para fornecimento de calor, geração e cogeração de energia, como matéria-prima nas indústrias siderúrgica, química, petroquímica e de fertilizantes. Na área de transportes é utilizado como substituto de outros combustíveis
Na indústria de petróleo:
• Injeção de gás em reservatórios, visando aumentar a recuperação de petróleo (óleo + gás);
• Consumo interno em virtude da disponibilidade no próprio local de trabalho, em substituição a outros produtos alternativos, com redução substancial dos custos.
Como matéria -prima:
É utilizado na indústria petroquímica, principalmente para a produção de metanol, e na indústria de fertilizantes, para a produção de amônia e uréia.
Como uso domiciliar:
Pode ser usado para cocção de alimentos, em substituição ao GLP, para aquecimento de água e climatização de ambientes, em substituição à energia elétrica.
No setor de transporte:
Caracteriza-se como uma opção técnica e economicamente viável de substituição do álcool e gasolina para os veículos de passeio. Também pode ser usado em veículos pesados, movidos a diesel.
O gás natural reduz fortemente a emissão de resíduos de carbono, o que aumenta a qualidade do ar, reduz os custos de manutenção e aumenta a vida útil do motor.
No setor energético:
Permite a geração de energia elétrica, a partir de motores a combustão interna, turbinas a gás e até mesmo das recentes células a combustível.
O gás natural também é bastante utilizado em sistemas de cogeração de energia, que é a produção sequencial de mais de uma forma útil de energia, a partir do mesmo energético. Desta forma, pode-se por exemplo, ter um sistema a turbina a gás que gera energia elétrica e energia térmica, que pode ser aproveitada a partir dos gases de exaustão.
Como combustível industrial/comercial
O gás natural vem sendo utilizado como combustível na substituição de uma variedade de outros