ENERGIA, RECURSOS NATURAIS E A PRÁTICA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
ENGENHARIA BIOENERGÉTICA
ENERGIA, RECURSOS NATURAIS E A PRÁTICA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
DISCIPLINA: ÁNALISE ECONÔMICA DE ALTERNATIVA ENERGÉTICA
GABRIELA DE LIMA
GUSTAVO PRINCE
RAUL FELIPE GARCIA
ARARAQUARA, 2013
GÁS NATURAL: CONSUMO O consumo de GN no mundo alcançou em 2009, um total de 2.987 bilhões de metros cúbicos. A América do Norte e Europa, e países da ex-União Soviética correspondem à 60% do consumo de GN seco do mundo. Principais exportadoras são: África, Ásia/Oceania. Principal importadora: Europa Ocidental.
O GN NO BRASIL As bacias sedimentares representam 51,7%do território brasileiro, sendo que 18,2% dessas bacias estão localizadas no mar, principalmente na Bacia de Campos RJ. Maior parte das reservas encontra-se na forma de gás associado. Concentra-se nos estados do Rio de Janeiro, Bahia e Amazonas.
INDÚSTRIA DE GN NO BRASIL
Visão Geral Hoje o gás natural consumido no Brasil vem de jazidas nacionais, além da importação de gás da Bolívia. Um sistema de suprimento de gás pode ser divididos nas seguintes atividades interligadas: exploração, produção, processamento, transporte e distribuição. O gás é extraído da terra e dos oceanos pela perfuração de poços e depois movimentado para uma planta de processamento para, depois ser transportado por gasodutos ou um tanque criogênico.
APLICAÇÕES DO GN O GN é utilizado em: Indústrias, comércio, residências e veículos.
Nos países de clima frio, seu uso comercial e residencial é utilizado para aquecimento. Já no Brasil seu uso comercial e residencial é para cozinhar alimentos e aquecimento de água. Na indústria é utilizado como combustível para fornecimento de calor em vários setores como: químico, petroquímicos, metalúrgico e etc. No comercio é utilizado em: restaurantes, bares, hotéis e etc. Em residências o GN canalizado substitui o GLP, eliminando o uso de botijões. Na área