Instalaçoes elétricas na industria do alcool
Introdução
Devido ao grande risco de explosão e incêndio num processo das indústrias de álcool, tendo em vista a presença de diversos produtos inflamáveis, é necessário atender aos requisitos legais para essas condições a fim de reduzir o risco. Desta forma os equipamentos elétricos e eletrônicos devem ser especificados de forma segura e adequada desde o projeto até a instalação, a fim de garantir o crescimento deste ramo no país, uma vez que as consequências de uma destruição por explosão são de grande proporção.
1. Características dos álcoois
O processo na indústria alcooleira apresenta uma grande possibilidade de ignição por misturas inflamáveis, uma fonte de calor ou até mesmo uma centelha pode provocar consequências desastrosas.
O uso do metanol como combustível no País já está sendo cogitado, o problema é que trata-se de um produto altamente inflamável e tóxico gerando perigo devido ao aparecimento de faíscas que surgem na operação de equipamentos elétricos. 2 . Acidentes Ocorridos no Brasil
No Brasil podemos destacar, entre as ocorrências mais recentes, quatro grandes acidentes envolvendo instalações elétricas na indústria de álcool.
Em dezembro de 2000 o deposito de álcool anidro Cristalino Transporte de Combustíveis localizado em campinas-SP,explodiu trazendo grande transtorno a comunidade vizinha.
Em novembro de 2004 ocorreu a explosão do navio Vicunã da empresa Sociedade Navieira Ultragas em Paranaguá causando a morte de 4 pessoas.
Em dezembro de 2004 houve a explosão da caldeira de garapa da Usina Vale do Rosário, em SO, houve 4 mortes e diversos feridos.
Em Abril de 2007 houve explosão de tanques de armazenamento de álcool na usina de beneficiamento de soja da Imcopa em Araucaria-PR, deixando um saldo de 4 mortos e feridos.
2. O resultado das auditorias
A fim de atender as exigências legais instituídas pela NR-10, as