Relatório
Nós, alunos do 4º período do curso de Segurança do Trabalho, sob a orientação dos professores Jálvaro da Hora, Israel Vieira e Everardes Púbio, realizamos no dia 12 de novembro de 2014, às 8h, visita técnica à Agro - Indústrias do Vale do São Francisco S.A – AGROVALE, empresa situada na região do Sub - Médio São Francisco, nas cidade de Juazeiro, Estado da Bahia.
Trata-se de uma empresa produtora de Açúcar, Etanol e Bioenergia, através de soluções e processos altamente qualificados e inovadores. Fundada em 1972 e localizada na fazenda Massayo, na zona rural de Juazeiro/ Bahia, a AGROVALE nasceu da visão empreendedora de seus fundadores. Teve sua primeira safra em 1980. Implantar uma empresa do porte da AGROVALE numa região seca e de solo atípico para a produção da cana-de-açúcar, como era o Vale do São Francisco, foi um grande desafio que só pôde ser levado adiante, pela convicção da capacidade produtiva do grande vale.
Com sua área completamente irrigada, a AGROVALE se destaca no cenário nacional por seus altos índices de produtividade, cujo índice é superior à média nacional.
A AGROVALE é reconhecida como uma das maiores produtoras de açúcar e álcool do Nordeste. Em 2005, foi inaugurada uma nova destilaria na indústria, ampliando a capacidade de produção de 120 mil para 450 mil litros por dia, um incremento que proporcionará ainda mais a expansão da produção de álcool da Bahia, gerando mais riquezas na agricultura e na própria indústria.
OBJETIVO
Observar os processos de segurança ligados aos Programas de Segurança e Controle de Perdas, efetuar a verificação da aplicabilidade da Norma Regulamentadora de número 10 (NR-10), que trata de Instalações Elétricas, bem com relatar possíveis procedimentos de segurança em andamento.
Além disso, conhecer a área física e as atividades operacionais, visando contribuir com a formação profissional do visitante, por meio da observação e análise atenta à linha de produção e a todos os