padronizaçao de soluções
Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável
Engenharia de Energias
Laboratório de Química II
Preparação e Padronização de Soluções
Ana Beatriz Pinheiro Jucá Cintra
Acarape-Ce
Outubro, 2013
2. INTRODUÇÃO:
As substâncias dificilmente são encontradas na natureza em sua forma pura, e sim em misturas. As misturas classificadas como homogêneas são aquelas de difícil distinção de seus componentes, sendo chamadas também de soluções. As soluções existem nos três estados como líquido, sólido e gasoso, mas também se encontram soluções com mais de um estado, como líquido e gasoso na mesma amostra. O soluto e solvente são componentes das soluções, e normalmente o solvente se encontra em maior quantidade, e é aonde vai se dissolver o soluto, que por vez encontra-se em menor quantidade.
Um tipo de solução bem conhecida é a aquosa, onde a água é o solvente, e por ser um elemento bem abundante e desempenhar bem o papel, se tornou bastante utilizada na química e é considerado o solvente universal.
Um passo importante a ser feito em preparações de soluções é a padronização, ou seja, encontrar a concentração real que normalmente é realizada pela titulação, onde se reage um volume determinado de uma solução padrão, que é um reagente com concentração conhecida e que não ocorrerá nenhuma modificação durante o manuseio, com um volume conhecido de uma amostra. Esse passo colabora com os resultados, pois assim se torna possível a comparação de valores e o cálculo da porcentagem de erro, que é comum acontecer por interferências como da temperatura, uso incorreto de vidrarias e até mesmo incoerência nas medidas utilizadas durante o procedimento. 3. OBJETIVOS:
Preparar soluções;
Verificar a concentração real das soluções preparadas;
Preparar soluções diluídas a partir de soluções concentradas.
4. MATERIAIS E MÉTODOS:
4.1. MATERIAIS UTILIZADOS:
Balança;
Balão