Padronização de Soluções
ENGENHARIA CIVIL
EDMILSON
JÉSSICA
POLYANA
Prática n° 10 (06/05/14):
PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES
Disciplina: Química Experimental
Professor(a): Adriana Canal
VILA VELHA
13 - 05 – 2014
EDMILSON
JÉSSICA
POLYANA
PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES
Relatório do Curso de Graduação em Engenharia apresentada a Universidade Vila Velha - UVV, como parte das exigências da Disciplina Química Experimental sob orientação da(o) Professor(a) Adriana Canal.
VILA VELHA
MAIO - 2014
SUMÁRIO
Introdução 4
Objetivos da Experiência 4
Materiais 5
Métodos 5
Preparo de solução padrão de biftalato de potássio (KHC8H4O4): 5
Padronização da solução de Hidróxido de sódio (NaOH): 5
Resultados 6
Preparo de solução padrão de biftalato de potássio (KHC8H4O4): 6
Padronização da solução de Hidróxido de sódio (NaOH): 6
Discussões 6
Bibliografia 7
INTRODUÇÃO
No preparo de soluções, como em todo procedimento experimental, alguns erros podem ser cometidos, possuindo causas comuns como o uso inadequado de vidraria, falhas na determinação da massa e de volume e a utilização de reagentes de baixo grau de pureza, entre outras. A padronização de uma solução auxilia no processo de comparação da concentração entre a solução preparada da solução desejada. Permitindo encontrar, através desse processo, o Fator de Correção, que é um número sem unidade de medida, utilizado para conformidade da concentração da solução em questão.
Solução padrão é a solução cuja concentração é conhecida, ela é preparada a partir de uma substância primária e nomeada de padrões primários, que são utilizados como referencia na correção da concentração das outras soluções através da padronização ou fatoração. Tal procedimento consiste na titulação da solução de concentração a ser