Padronização de Soluções
Curso TÉNICO EM química
Padronização de soluções
Amanda Rafaela Da silva
Gabriela Stolf silva
Linus Zimmermann Neto
Mayla vitkoski
Relatório de aula prática
Jaraguá do Sul – SC
2014
sumário
1 introdução
A padronização vem para que se obtenha o menor erro possível na concentração real de uma solução. Obtendo-se o resultado consegue-se fazer o Fator de Correção da mesma. Sabe-se que antes de haver a padronização das soluções, o que se tinha era uma normalidade teórica, agora a concentração real é denominada produto.
Uma solução padrão consegue ser obtida quando se conhece os solventes, os solutos, os reagentes e quando se tem o material e instrumentação adequada para o preparo desta solução.
A titulação é quando se tem uma quantidade desconhecida de uma substância particular, e é acrescentado um reagente padrão que reage com ela em proporção definida e conhecida.
1.1 Objetivo geral
Padronizar as soluções a partir de um padrão primário (Na2CO3) e dois secundários (HCl e NaOH) para que fosse possível encontrar a concentração real das soluções
1.2 Objetivos específicos
Preparar as soluções desejadas (Na2CO3; HCl; NaOH);
Padronizar as soluções;
Executar os cálculos para que seja possível encontrar a concentração real das soluções;
Calcular o fator de correção para ver se será necessário corrigir a solução.
2
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A padronização de soluções tem o objetivo de achar a concentração real de uma solução. Neste processo encontra-se o Fator de Correção, que serve para corrigir a solução padronizada e chegar a uma solução com concentração precisa e exata. Uma solução só precisa ser corrigida se tiver concentração molar menor de 1,00 ou maior que 1,00. Antes da padronização a concentração da solução é teórica, após a padronização já temos uma concentração real. Uma solução é preparada a partir de um padrão