PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES
ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA
PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES
BELO HORIZONTE
05/2014
INTRODUÇÃO
Titular é adicionar uma solução cuja concentração em quantidade de matéria é conhecida (solução padrão) em quantidade suficiente para reagir quantitativamente com uma solução com concentração a ser determinada. A espécie química com a maior concentração definida recebe o nome de titulante, que é, em geral, uma solução obtida a partir de um padrão primário, podendo ser um sal ou uma substância gerada na solução que se deseja valorar. A solução a ter sua concentração determinada recebe o nome de titulado.
Um indicador ácido – base é um corante, solúvel em água, cuja cor depende do pH do meio. A mudança rápida de pH que ocorre no ponto estequiométrico de uma titulação é, portanto, sinalizada por uma mudança instantânea da cor do corante, em resposta ao pH. Ao ocorrer a mudança de cor é possível saber a quantidade de titulante gasta para a realização da titulação.
A padronização de uma solução convém para determinação de sua concentração real (ou pelo menos um valor muito próximo do real). Por meio deste processo é possível encontrar o Fator de Correção, um valor utilizado para conformidade da concentração da solução em questão. Antes da padronização é conhecida a normalidade teórica. Após a padronização a concentração real da solução (normalidade verdadeira) é definida pelo produto.
OBJETIVOS
- Introdução à análise volumétrica;
- Padronização de uma solução de ácido clorídrico.
PARTE EXPERIMENTAL
Materiais:
02 Béqueres de 50 m L ou de 100 mL;
01 Pipetador ou pera de borracha;
03 Erlenmeyes 250 mL;
01 Bureta 50 mL;
01 Pisseta de 500 mL;
01 Pipeta volumétrica 10mL;
01 Pipeta Pasteur;
01 Suporte + garras para titulação.
Reagentes:
Ácido Clorídrico (HCl) solução diluída ~0,1 mol L-1 ;