Guerra do Paraguai
Guerra do Paraguai- Conflito no Prata
Prof. Dr. Luiz Antonio Simas http://hisbrasil.blogspot.com/ “A título de estabelecer a verdade histórica, para que as mentiras e folclores sobre a Guerra do Paraguai não persistam, envio a análise e comentário, abaixo de autoria do historiador e professor Luiz Antonio Simas.” (Clara Manuela)Comentário:
Posso assegurar que poucos assuntos são mais difíceis de se trabalhar em sala de aula do que o conflito no Prata. Há várias visões absolutamente equivocadas sobre a pancadaria que ainda perduram. A mais constante e equivocada é aquela que atribui ao Brasil a culpa pelo conflito e pinta o Paraguai como uma promissora nação latino-americana que buscava a soberania e ameaçava os interesses ingleses na região. Nada disso. Observando os equívocos que os alunos cometem, apresento rápidos comentários sobre cinco mentiras que se contam com frequência sobre a guerra, assunto que estudei um pouco mais detalhadamente quando escrevi minha dissertação de mestrado sobre o marechal Floriano Peixoto.
GUERRA DO PARAGUAI
História da Guerra do Paraguai, as causas do conflito, a derrota do Paraguai de Francisco Solano Lopez, o qual tinha objetivos expansionistas e colonizadoras.
Pretexto: O pretexto para a guerra foi a intervenção do Brasil na política uruguaia entre agosto de 1864 e fevereiro de 1865. Para atender ao pedido do governador dos blancos de Aguirre, López tentou servir de mediador entre o Império do Brasil e a República Oriental do Uruguai, mas, ao ver rejeitada sua pretensão pelo governo brasileiro, deu início às hostilidades. Em 12 de novembro de 1864, mandou capturar o navio mercante brasileiro Marquês de Olinda, que subia o rio Paraguai, e, em 11 de dezembro, iniciou a invasão da província de Mato Grosso. Dois dias depois declarou guerra ao Brasil, que ainda estava em meio à intervenção armada no Uruguai. Para a invasão de Mato Grosso, López mobilizou duas fortes