2ª guerra mundial
números:
59 países
4104 atletas (390 mulheres, 3714 homens)
81 brasileiros (70 homens, 11 mulheres)
136 provas
modalidades: 19
Atletismo, Basquete, Boxe, Canoagem, Ciclismo, Esgrima, Futebol, Ginástica, Hipismo, Hóquei sobre Grama, Iatismo, Levantamento de Peso, Luta Olímpica, Natação, Pentatlo Moderno, Pólo Aquático, Remo, Saltos Ornamentais, Tiro Esportivo.
A segunda guerra mundial impediu a realização dos Jogos em 1940 e 1944, e o evento só voltou a acontecer em 1948. Pela primeira vez, a transmissão das Olimpíadas chegava às casas (de poucos privilegiados) dos ingleses que tinham aparelhos de TV.
O jejum de 28 anos sem medalhas terminou em Londres. O basquete brasileiro foi responsável pela única medalha brasileira nos Jogos de 1948. O bronze foi conquistado com sete vitórias e apenas uma derrota para os franceses. Na disputa do terceiro lugar, o time dirigido por Moacir Daiuto ganhou do México por 52 a 47.
Zenny de Azevedo, o Algodão, era o principal nome do time brasileiro. A equipe ainda contava com Alberto Marson, Alexandre Gemignani, Alfredo Rodrigues da Mota, Affonso Azevedo Évora, João Francisco Brás, Luís Benvenuti, Marcus Vinícius Dias, Massinet Sorcinelli, Nilton Pacheco de Oliveira e Ruy de Freitas.
O americano Bob Mathias foi o campeão do decatlo apenas quatro meses após começar a praticar o esporte. Ele tinha apenas 17 anos, e até hoje é o homem mais jovem a vencer uma prova de atletismo nas Olimpíadas.
A super-atleta dos Jogos de Londres foi a holandesa Fanny Blankers-Koen. Mãe de dois filhos e dona de seis recordes mundiais, ela só pôde se inscrever em três eventos individuais. Ela deixou de lado provas como salto em altura e salto em distância ? era recordista mundial de ambas ? para disputar os 100m, 200m e os 80m com barreiras. Ganhou todas as provas, e ainda ganhou o ouro no revezamento 4x100m.
Outro herói olímpico consagrado em Londres foi o atirador húngaro Karoly Takacs. Campeão mundial com a