2ª guerra mundial
Vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se pela África e Ásia.
Um dos motivos foi o surgimento, em 1930, na Europa, de governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas. Na Alemanha surgiu o nazismo, liderado por Hitler e que pretendia expandir o território Alemão, desrespeitando o Tratado de Versalhes. Em Itália crescia o Partido Fascista, liderado por Benito Mussolini, que se tornou o líder da Itália, com todos os seus poderes.
Tanto a Itália como a Alemanha passaram por uma grave crise económica no início da década de 1930, com milhões de cidadãos desempregados. Uma das soluções tomadas pelos governos para melhorar a situação financeira do país foi a industrialização, principalmente na criação de indústrias de armamentos e transportes de guerra (navios, tanques, etc…). O Japão possuía também fortes desejos de expandir seus domínios.
Estes 3 países, com o desejo de se expandirem, uniram-se e formaram o Eixo, um acordo com fortes características militares.
O Início
A guerra iniciou-se oficialmente em 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha.
De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos : Aliados (liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) e Eixo (Alemanha, Itália e Japão).
Fatos Históricos Importantes:
O período de 1939 a 1941 foi marcado por vitórias do Eixo.
Em 1941 o Japão ataca a base militar norte-americana de Pearl Harbor no Hawaii, os norte-americanos consideraram este acontecimento uma traição, então, entraram em conflito ao lado das forças aliadas.
De 1941 a 1945 o Eixo sofreu bastantes derrotas. Neste período, ocorreu uma regressão das forças do Eixo. Com a entrada dos EUA, os Aliados ganharam força nas frentes de batalhas.
Final e Consequências
Este conflito terminou no ano de 1945 com a derrota da