Durkheim
Para Durkheim, a sociologia tinha por finalidade definir o objeto, o método e as aplicaçõesdesta nova ciência, estabelecendo seus princípios e limites rompendo com as ideias de senso comum.
2) Como o texto descreve fato social, segundo a visão de Durkheim?
Fato social é o objeto principalda sociologia podendo ser distinguido por três características básicas:
Coerção: a força que os fatos exercem sobre os indivíduos levando-os a conformarem-se às regras da sociedade em que vivem,independentemente de sua vontade e escolha.
Exterioridade: os fatos existem e atuam sob o indivíduo independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente, sendo assim, exteriores ao indivíduo.Mesmo antes do indivíduo nascer, a sociedade já determina leis, costumes, regras sociais que lhe é naturalmente imposta através de mecanismos de coerção. Ex: educação.
Generalidade: é social todo fatoque é geral, que se repete em todos os indivíduos, ou na maioria deles, que ocorre em distintas sociedades, em um determinado momento ao longo do tempo.
3) Quais eram os passos que um cientistasocial deve seguir para garantir a sua neutralidade na análise dos fatos sociais?
Durkheim aconselhava o cientista a estudar os fatos sociais como “coisas”, deixando de lado seus valores esentimentos, isento de paixão, desejo ou preconceito, dispondo de métodos objetivos como observação, descrição, comparação e cálculo estatístico. Deve-se buscar o não-envolvimento afetivo com e o objeto estudadoe manter-se afastado também das opiniões dadas pelos envolvidos, inquirir sempre sobre a veracidade dos fatos anulando a influencia de seus desejos, interesses e preconceitos.
4) Que lei geralDurkheim estabelece para a evolução das espécies sociais?
É a passagem das sociedades de solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica, ou seja, das formas tradicionais de vida para outras