INSOLAÇÃO NAS EDIFICAÇÕES USO DOS BRISES
CURSO SUPERIOR DE ARQUITETURA E URBANISMO
7° PERÍODO
ANDERSON VIEIRA
ISAÍAS D’ABADIA
LUIZ GUSTAVO
PEDRO MARTINS
INSOLAÇÃO NAS EDIFICAÇÕES uso dos brises
Anápolis
2014
ANDERSON VIEIRA
ISAÍAS D’ABADIA
LUIZ GUSTAVO
PEDRO MARTINS
INSOLAÇÃO NAS EDIFICAÇÕES
USO DOS BRISES
Trabalho Avaliativo, apresentado como requisito parcial de nota da 1° Avaliação da Disciplina de Conforto Térmico do curso de Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Metropolitana de Anápolis – Fama.
Professor: Pedro Henrique Gonçalves
Anápolis
2014
INTRODUÇÃO Neste estudo falaremos sobre como o estudante de arquitetura vai incorporar ao seu ato projetivo a questão da insolação nas edificações e como tratar essas questões importantes referentes ao conforto térmico, tais como: insolação de fachadas, projeto de proteções solares e o uso dos brises-soleil.
INSOLAÇÃO NAS EDIFICAÇÕES A arquitetura tem a função de oferecer condições térmicas compatíveis ao conforto térmico humano no interior dos edifícios não importando quais forem as condições climáticas externas. As construções refletem o rigor do clima apresentando materiais e projetos distintos, cada qual de acordo com as necessidades da edificação em função do clima da região em que se insere. Cores, materiais e dispositivos podem variar, mas o método de aplicação é válido em qualquer localidade. Por exemplo: cores claras refletem parte significativa da intensa radiação solar e cores escuras absorvem grande parte dessa radiação.
RADIAÇÃO SOLAR Radiação solar é a energia emitida pelo sol, que se propaga através de ondas eletromagnéticas num espaço vazio ou em meio material. O espectro solar abrange 3 faixas de comprimento de onda que são denominadas de acordo com sua natureza em: Radiação ultravioleta, visível e infravermelha. A orientação da edificação influi sensivelmente na quantia de calor por ele recebida e o uso adequado da orientação