Influencia da ilumina o natural em aberturas
A iluminação natural nas edificações desempenham um importante papel que atende uma série de requisitos funcionais, ambientais e econômicos. Portanto, incorporar a luz natural ao ambiente interno da edificação potencializa os aspectos positivos da construção e minimiza os impactos negativos.
O uso adequado da iluminação natural no ambiente interno promove o conforto psicológico, tornando o ambiente agradável e produtivo, proporcionando melhores condições de saúde humana, pois exerce influência importante no ciclo biológico das pessoas.
Apesar da importância da luz natural em edificações para o conforto do usuário e a necessidade de tornar as edificações mais eficientes, o Brasil ainda está em processo de desenvolvimento de estudos que indiquem efetivamente o que projetistas devem considerar para se beneficiar da luz natural.
A luz natural, proveniente do sol, ao atravessar a atmosfera em parte atravessa em forma de feixes de luz direta (luz direta) e outra parte é difundida pela poeira, vapor de água e outros elementos em suspensão no ar (luz difusa). Por isso, a disponibilidade de luz em determinado local varia de acordo com a posição solar e às condições de céu (claro, encoberto, poluído, etc). Além disso, o entorno da edificação a qual o ambiente está inserido, provocará mais ou menos reflexões da luz que chegará ao ambiente, de acordo com o grau de obstrução visual das aberturas (permitindo mais visão de céu ou não), assim como as características das superfícies desse entorno (cor e textura).
Para chegar ao ambiente interno, a luz ainda sofrerá influência de possíveis proteções solares existentes na edificação, como beirais, brises e outros elementos utilizados para controle solar. De acordo com as características desses elementos, a luz direta pode ser barrada e permitir apenas a entrada da luz difusa com mais ou menos