367
INSOLAÇÃO EM EDIFICAÇÕES
Autor(es)
ISABELA SABOYA PINTO LIMA
Orientador(es)
SUELI MANÇANARES LEME
1. Introdução
O conforto térmico é um atributo necessário em edificações e a radiação solar é uma de suas importantes variáveis, influindo no ganho de calor do edifício, além de promover iluminação natural. Esse trabalho busca mostrar de forma sucinta como a insolação atua nas edificações, algumas estratégias e dispositivos brises-soleils para controlá-la e atender as necessidades de conforto térmico. A pesquisa bibliográfica constituiu-se na única técnica de levantamento de dados para materializar a intenção anterior. Apresentam-se também resultados de uma autora que confirmam a prática sugerida pela teoria visando a eficiência do conforto térmico no projeto arquitetônico. O estudo da melhor orientação das fachadas em função do clima local se faz de grande importância, dispensando na maioria dos casos o uso de dispositivos artificiais para iluminação e condicionamento.
2. Objetivos
Esse trabalho busca mostrar de forma sucinta como a insolação atua nas edificações, algumas estratégias e dispositivos brises-soleils para controlá-la e atender as necessidades de conforto térmico.
3. Desenvolvimento
1. ARQUITETURA, CLIMA E CONFORTO
A Arquitetura tem a função de oferecer condições térmicas compatíveis ao conforto térmico humano no interior dos edifícios não importando quais forem as condições climáticas externas. (FROTA ; SCHIFFER, 2000)
As autoras acima elencam como principais variáveis climáticas de conforto térmico a temperatura, a umidade, a velocidade do ar e a radiação solar.
As construções refletem o rigor do clima apresentando materiais e projetos distintos, cada qual de acordo com as necessidades da edificação em função do clima da região em que se insere. Cores, materiais, dispositivos podem variar, mas o método de aplicação é válido em qualquer localidade. Por exemplo: cores claras refletem parte significativa da intensa