Conceito de Miss o
As organizações são fundadas com um propósito. Esse propósito é considerado por alguns autores como o foco, o ramo, o negócio ou missão. A missão representa a principal proposta da empresa, o motivo pelo qual ela existe (OLIVEIRA, 1991).
Apesar de alguns autores apresentarem enfoques diferentes para a definição de missão, o conceito mais comum, encontrado na literatura atual, consiste na definição da razão de ser da organização.
“É difícil saber para onde se está indo se não sabe primeiro quem se é” (WRIGHT), KROLL e PARNEL, 2000). A missão deve representar a identidade de uma organização. O conhecimento e definição da identidade da organização são fatores que influenciam a obtenção de sucesso e diferenciam uma organização de outra que não tenha um entendimento claro de sua razão de existir.
A missão de uma organização também pode ser compreendida como definição do negócio e atendimento de necessidades. Segundo Derek (1991), a idéia de missão consiste na orientação do negócio da organização que deve ser voltada para a necessidade e não para o produto. Esta idéia é compartilhada por Ansoff (1990) que também destaca o valor da missão ligado a uma necessidade existente que pode ser satisfeita por uma gama de produtos. O escopo de missão como definição de negócio delimita as atividades da organização no espaço que deseja ocupar em relação às oportunidades de negócio, permitindo que a empresa trilhe um caminho bem definido para a realização dessa missão.
Outro aspecto importante a considerar sobre missões consiste em que, qualquer seja sua definição, a declaração de missão é normalmente reconhecida como principio de qualquer planejamento estratégico. É “o primeiro passo (DAVID, 1899), a fundação (MCTAVISH, 1995) ou o motivo central (OLIVERIRA, 1994) de um planejamento estratégico”. A missão deve ser o critério geral para orientar a tomada de decisão de determinação de objetivos.
Mintzberg et al (2000) afirmam, ainda, que a missão atua