Trabalho chatto
Angélica Rodrigues Ozório Ra: 290102
Solange da Silva Ra: 288561
INFLUÊNCIAS DA INFÂNCIA DO PASSADO AOS DIAS ATUAIS
Desafio de aprendizagem da Disciplina de Fundamentos Filosóficos da Educação do Curso de (nome do curso a que os acadêmicos do grupo pertencem: Pedagogia ou Letras) da Universidade Anhaguera-Uniderp.
Corumbá
2011
A construção histórico-filosófica do conceito de infância
Os pais de antigamente queriam ver os filhos trabalhando ainda crianças. O estudo ficava em segundo plano. Os pais de hoje preferem ver os filhos só estudando, porque trabalhar é assunto para só depois da faculdade – se tiver emprego, é claro. Hoje a lei proíbe o trabalho de menores de idade.
Os pais de antigamente achavam que os filhos tinham que crescer logo para se virar na vida, que era considerada dura e cheia de desafios. Os pais de hoje gostariam que os filhos não crescessem. Crescer pra quê? Para morarem sozinhos, trabalhar, pagar as contas, fazer compras no supermercado, providenciar alguém para lavar a roupa, cozinhar, arrumar a casa! Casados terão filhos... Para os avós cuidarem. Teriam mais responsabilidade e preocupação! Pra que casar se eles podem namorar no shopping, no carro, em casa, até no quarto de dormir. Podem chegar a hora que quiserem da madrugada! Em casa o (a) filho (a) tem comida e roupa lavada, pra quê ir a luta? Em casa não precisarão arrumar o quarto, nem recolocar as coisas no lugar, nem ajudar os pais a descarregar as compras, nem ajudar a mãe na cozinha. Então, por que virar adulto? Para ser responsável e ter que encarar a vida tão perigosa e incerta lá fora?
Resgatar os acontecimentos históricos da infância de diversas épocas da história, e com um vasto contexto social e cultural, junto a diferentes documentos pesquisados, faz com que testemunhemos o resultado do papel da criança na sociedade. Reis, padres, professores, pais, mães, vizinhos, gente rica, gente pobre, indígenas, colonos são representantes da construção da