Conforto termic
DESDE OS PRIMÓRDIOS DA HUMANIDADE, ONDE O HOMEM ENCONTROU OS SEUS PRIMEIROS ABRIGOS, ERAM AS CAVERNAS E AS GRUAS. A BUSCA POR UM LUGAR QUE O PROTEGE DAS ADVERSIDADES CLIMÁTICAS E DAS INTEMPÉRIES, CONFIGUROU-SE A PARTIR DAÍ O CONCEITO DE CONFORTO TÉRMICO.
Em uma época mais recente, essas condições se acentuaram e estenderam o conceito, tornando o clima um fator de grande importância no projeto de construções e habitações.
Segundo (WEBER,2005), em caso de incidência solar exagerada, as aberturas envidraçadas necessitam ser protegidas para evitar a elevação da temperatura dos ambientes a níveis desconfortáveis, e reduzir os efeitos visuais inconvenientes, como o ofuscamento, causados pela intensidade da incidência da radiação do sol.
Assim, neste trabalho será apresentado o projeto de um brise, para melhorar o conforto térmico na residência.
1. PROTEÇAO SOLAR
SE HOUVER A NECESSIDADE DE UTILIZAR ALGUM ELEMENTO DE PROTEÇÃO SOLAR SOB AS JANELAS DA EDIFICAÇÃO, UMA ANÁLISE DO LOCAL DEVE SER FEITA, COM BASE NA ANALISE DAS CARTAS SOLARES, LEVANDO EM CONTA AS FACHADAS QUE APRESENTAM MAIOR RADIAÇÃO SOLAR, A ESCOLHA DESSAS FACHADAS É FEITA LEVANDO-SE EM CONTA O CLIMA, E A DIREÇÃO DO SOL, LEVANDO EM CONTA AS NECESSIDADES DE CADA EDIFICAÇÃO.
Para proteger os fechamentos transparentes, existem diversas formas,, sendo as mais importantes:
• Estudo do exterior a edificação, a fim de verificar se a edificação já esta protegida pela sombra de algum outro edifício, ou afins.
• Orientar as aberturas de forma que as aberturas não recebam incidência solar direta.
Para esta proteção, alguns dispositivos são utilizados, entre ees:
• Toldos;
• Beirais;
• Cortinas;
• Brises-soleil.
O Brise-soleil será o foco do nosso estudo, as suas