Uso do aparelho de microondas na polimerização e tratamento de resinas acrílicas para confecção de próteses
USO DO APARELHO DE MICROONDAS NA POLIMERIZAÇÃO E TRATAMENTO DE RESINAS ACRÍLICAS PARA CONFECÇÃO DE PRÓTESES
Monografia apresentada para obtenção do título de especialista à Coordenação do Curso de Especialização em Prótese Dentária do Centro Odontológica de Estudos e Pesquisas.
Orientadores: Humberto Sonoda Giuseppe Scarano
JOÃO PESSOA – PB
2011
RESUMO
Desde o início de sua utilização, as resinas polimerizadas em microondas despertaram grande interesse e rápida aceitação para confecção de próteses parciais ou totais removíveis. Isto, proveniente de suas características no tocante a economia de tempo, praticidade no manuseio e limpeza. Não obstante, vários estudos foram realizados com o intuito de adequar a técnica empregada, bem como aprimorar o produto e seus artefatos. O presente estudo resgata, através de revisão de literatura, a evolução da resina de microondas, reunindo subsídios para chegarmos ao conhecimento de suas vantagens e desvantagens e, assim obtermos a melhor performance do material.
Palavras-chave:
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 05
2 PROPOSIÇÃO 07
3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 08
4 CONCLUSÃO 40
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 41
1 INTRODUÇÃO
A resina acrílica termopolimerizável foi introduzida na odontologia como uma grande alternativa para substituir as borrachas vulcanizadas utilizadas inicialmente na confecção de peças protéticas. A princípio, a resina acrílica veio para suprir, principalmente, a deficiência estética obtida pela vulcanite, este item foi superado com sucesso, embora outros entraves persistam até hoje como: alterações físicas, químicas e mecânicas decorrentes do processo de polimerização, levando a alterações dimensionais e porosidade de superfície dentre outros inconvenientes. Contudo, este material é, até o momento, o mais adequado para confecção de próteses e