Calculo de parasol
TRABALHO CONFORTO TÉRMICO
CURITIBA 2012
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ ESCOLA DE ARQUITETURA E DESIGN
Este trabalho será apresentado à disciplina de Conforto Ambiental: Térmica, do 5º período do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Escola de Arquitetura e Design da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Coordenada pelo Professor Alexandre Ton dos Santos.
CURITIBA 2012
JULIANA DE ATHAYDE STEPHANIE CRISTINE DE OLIVEIRA
PARASSOL VERTICAL E HORIZONTAL
CURITIBA 2012
INTRODUÇAO
O trabalho tem por objetivo a análise de incidência solar em uma determinada orientação, levando a melhor solução para a fachada estudada, relembrando aspectos específicos de brises ou parassóis levando em consideração suas origens e diversidade.
1. DEFINIÇÃO DO PARASSOL
Elemento arquitetônico externo a edificação, cuja função essencial é, o controle da radiação solar excessiva em fachadas voltadas para quadrantes de intensa insolação, sendo utilizado tanto para proteção de paredes transparentes ou translúcidas como para o caso de paredes opacas leves ou em aberturas, permitindo o acesso seletivo da luz do sol aos ambientes interiores. Pode ser denominado ainda como: quebra-sol, pára-sol, corta-luz, sun-breakers, shading devices, quebra-luz ou ainda persianas. Este artefato (brise-soleil) pode ter as mais variadas formas e direção, composto por uma ou mais aletas verticais, horizontais ou as duas combinadas; posicionadas de maneira a diminuir a incidência solar e consequentemente o ganho de calor da edificação; trazendo uma melhor distribuição da luz natural, evita o uso da iluminação artificial excessiva contribuindo assim para o conforto luminoso.
2. ORIGENS DO PARASSOL
Descende das variações das formas de filtragem de luz desenvolvidas por vários povos. 2.1 CULTURA ÁRABE: Tinham como costume utilização de jardins internos às edificações que remetiam ao paraíso,