informática na educação
Num mundo globalizado se faz necessário à interação com o mundo das tecnologias, para não ficar a margem das informações, possibilidades de comunicação e de trabalho. Frente à globalização pergunta-se: Como os idosos estão interagindo ao meio tecnológico?
De acordo com pesquisa, eles estão cada vez mais interessados em acompanhar esta globalização. Já existem projetos específicos para proporcionar melhoria na qualidade de vida dos idosos através da integração com o mundo tecnológico da informação e comunicação. É projetos que dão acesso gratuito a internet. Oficinas com objetivo de ensinar de forma prática e didática como a tecnologia da informação e comunicação pode estar aliada a vivência do idoso e tantos outros projetos e programas para interação do idoso.
Estes projetos são importantes para dar suporte ao idoso no que concerne ao acesso e a prática do uso da máquina com todos os seus recursos, respeitando o limite de aprendizagem de cada idoso, além de proporcionar também o acessa a internet.
Hoje estar fora do mundo digital é estar fora da globalização, ou seja, estar obsoleto. A internet é mais um canal de conhecimento de trocas e buscas, facilitando as relações humanas é um mundo fascinante!
Para o idoso este aprendizado, faz com que ele se sinta seguro e capaz de produzir e adquirir conhecimento, ele pode comentar sobre vários assuntos, com seus filhos, netos, com pessoas do seu convívio interagir com as informações que chegam a todo instante, viajar pela net ir a lugares que não poderia fazer pessoalmente, conhecer outras culturas etc. Graças à inclusão digital na melhor idade e o desempenho de pessoas comprometidas com o bem estarem dos idosos e ao próprio interesse deles de interagir com o mundo globalizado tem sido possível este avanço e essa interação.
Num depoimento, uma senhora disse que o que ela mais gosta de fazer na internet é conversar no bate-papo, realizar atividade lúdica