Infecções neonatais
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Enfermagem 2010/04
PROGRAMA CONTROLE DE PARASITOSES INTESTINAIS – COPI
Acadêmicos: Amanda Ramos Silva Martins;
Disciplina: Parasitologia Humana.
Professora: Rita Maria Callegari Basso.
Pré-Projeto
*Introdução
O presente trabalho, composto de uma apresentação in loco, realizado através dos conhecimentos obtidos na disciplina de Parasitologia Humana, visa incorporar aos acadêmicos de Enfermagem, o papel como educadores para a ocorrência das parasitoses intestinais, visando a prevenção em saúde pública.
*Importância
É de grande valia a realização deste trabalho, pois proporciona aos futuros profissionais de enfermagem, o primeiro contato com ações de prevenção da saúde populacional, além de estabelecer um primeiro contato com os pacientes mais acometidos por essas patologias: as crianças, devido a hábitos inadequados e/ou imaturidade do organismo.
Este projeto, visa reforçar e aplicar os conhecimentos obtidos em aulas teórico-práticas sobre os parasitas humanos, juntamente com a comunidade carente de uma Escola de Ensino Fundamental de Caxias do Sul. Sobretudo, reforçando a prevenção das patologias ocasionadas pelos parasitas intestinais, buscando incorporar, de uma forma lúdica e com importância aos hábitos diários das crianças, eventos como a lavagem correta das mãos, ingesta de alimentos bem lavados e/ou cozidos, beber somente água fervida, clorada ou filtrada, entre outros.
*Objetivo
Ao final deste projeto, apesar de orientado a uma pequena parcela populacional, esperamos a transmissão dos conhecimentos corretos, sobre hábitos simples de higiene e alimentação, adquiridos pelas crianças à seus familiares e mais pessoas de sua comunidade, visando a progressão decrescente das estatísticas de parasitoses intestinais no município de Caxias do Sul.
*Métodos
–