Inexigibilidade de conduta diversa como excludente de culpabilidade
Sabe-se que quando a lei proíbe ou exige determinada conduta dos indivíduos coloca a eles a possibilidade de agir conforme a mesma. Porém quando não há essa possibilidade de o sujeito agir conforme a lei, estando incluído em circunstancias anormais, não sendo possível resguardar seu direito sem violar o do próximo a lei se torna inaplicável ao caso, por não ser possível ao sujeito agir como normalmente o faria, não é possível exigir conduta diferente da por ele tomada.
Estando o sujeito inserido em contexto fático constituído por circunstancias anormais, que influíram na prática do crime, não se pode afirmar que esse proveio de sua própria conduta, por não lhe ser exigível outra dentro daquelas circunstancias.
Dessa forma, se dentro daquela particularidade do fato, não era possível ao sujeito agir como normalmente o faria, a conclusão que se chega é de que a ele não podia ser imposta a pratica de outra conduta.
Analisando o caso dos exploradores da caverna de Lon L. Fuller, quando os exploradores mataram um amigo para sobreviverem por não haver meio diverso para se nutrirem. A aplicação da lei, qualificando como crime matar a outrem, neste caso peculiar contradiria seu propósito, pois é impossível crer que os dispositivos penais pudessem atuar preventivamente quando o agente tivesse que escolher entre viver e morrer.
Não podendo o sujeito agir consoante o direito, a reprovabilidade da conduta desaparece, isso porque tal