Indústria do Álcool
Abordaremos neste trabalho os principais aspectos acerca da indústria do álcool, colocando em foco a produção do etanol como combustível. Além de relatar um breve histórico e o processo de produção, será exposto também um panorama da atual situação deste setor da indústria no mundo e no Brasil. Projeções das oportunidades de mercado para daqui a 5 anos também serão colocadas em pauta, afim de informar os futuros engenheiros sobre que tipo de situações deverão esperar ao se formarem.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 HISTÓRICO
2.1.1 COMO COMBUSTÍVEL
A primeira experiência de uso do etanol como combustível no Brasil aconteceu em 1925. Neste ano, um automóvel adaptado para funcionar com álcool etílico hidratado foi intensamente testado. A responsável por esta experiência foi a Estação Experimental de Combustíveis e Minérios (futuro Instituto Nacional de Tecnologia). A USGA (Usina Serra Grande Alagoas) foi a primeira do país a produzir etanol combustível em 1927. No início da década seguinte com a queda nos preços do petróleo, este empreendimento não teve condições de prosseguir.
O Programa Brasileiro do Álcool Combustível, Pró-Álcool, tem mais de 20 anos e demonstrou três vantagens evidentes em relação ao uso de derivados do petróleo. A primeira está ligada ao desenvolvimento tecnológico e à estratégia de abastecimento; a segunda relaciona-se com o desempenho da economia e o nível do emprego; a terceira é de ordem ambiental. O programa nasceu em 1975 como solução original brasileira para enfrentar o primeiro choque do petróleo, ocorrido dois anos antes. Num único ano, de 1973 para 1974, as despesas com a importação de combustível saltaram de US$ 600 milhões para mais de US$ 2 bilhões. Para enfrentar essa situação dramática, o Governo Federal idealizou três programas: a substituição do diesel, do óleo combustível e da gasolina por outras fontes