Trabalho Pedagogia
Assimilação: Consiste na tentativa do indivíduo em solucionar uma determinada situação a partir da estrutura cognitiva que ele possui naquele momento específico de sua existência. É um processo contínuo na medida em que o indivíduo está em constante atividade de interpretação da realidade que o rodeia e, consequentemente , tendo que se adaptar a ela.
Como o processo de assimilação representa sempre uma tentativa de integração ; ao entrar em contato com o objeto de conhecimento o indivíduo busca retirar dele informações que lhe interessam, deixando outras que não lhe são importantes.
Questão 6: Mostre a diferença entre auto-regulação e auto-organização
Auto- regulação : Processo de equilibração progressiva do organismo com o meio em que o indivíduo está inserido, buscando sempre o equilíbrio sendo por meio deste que são constituídos novos conhecimentos. Porém o equilíbrio não consiste em um estado de conhecimento superior, mas sim a superação do mesmo.
Auto-organização: Envolve duas tendências complementares: uma para a organização e outra para a adaptação. Tendência para a organização refere-se à propensão para construir um sistema de relação. Portanto, a auto-regulação desemboca na auto-organização.
Questão 7: Apresente as características principais da auto-organização da inteligência
*1º período- Sensório Motor (0 a 2 anos)
2º período- Pré-Operatório (2 a 7 anos)
3º período- Operações Concretas (7 a 11 ou 12 anos)
4º período- Operações Formais (11 ou 12 anos em diante)
Sensório Motor: A criança nasce em um universo para ela caótico, habitado por objetos evanescentes (que desapareceriam uma vez fora do campo da percepção), com tempo e espaço subjetivamente sentidos, e causalidade reduzida ao poder das ações, em uma forma de onipotência". No recém nascido, portanto, as funções mentais limitam-se ao exercício dos aparelhos reflexos inatos. Assim sendo, o universo que circunda a criança é conquistado