A Indústria do Álcool e do Açúcar
PESQUISE E DESENVOLVA:
- Qual é a matéria prima empregada nessa atividade industrial.
A composição química da cana de açúcar é muito variável em função das condições climáticas, das propriedades físicas, químicas e microbiológicas do solo, do tipo de cultivo, da variedade. Da idade, do estágio de maturação, do estado sanitário, entre outros fatores. Da sua composição, 99% são devido aos elementos hidrogênio, oxigênio e carbono. A distribuição destes elementos no colmo, em média é de 75% em água, 25% de matéria orgânica.
As duas frações principais da cana de açúcar para processamento são a fibra e o caldo, sendo esta a rigor, em nosso caso, a matéria prima a fabricação de açúcar e álcool. O Caldo, definido como uma solução impura de sacarose, glicose e frutose, é constituído de água ( = 82% ) e sólidos solúveis ou Brix ( = 18% ), sendo estes agrupados em açucares orgânicos, não açucares e inorgânicos. Os açucares são representados pela sacarose, glicose e frutose. A sacarose, como o componente mais importante, tem um valor médio de 14%, enquanto os demais, dependendo do estado de maturação, 0,2 e 0,4%, respectivamente para a frutose e glicose. Estes carboidratos que constituem o açúcar total, quando expressos em glicose ou açúcar invertido, apresentam um teor de cerca de 15 – 16%. Os açúcares redutores – glicose e frutose – quando em teores elevados mostram um estágio pouco adiantado de maturação da cana, além da presença de outras substâncias indesejáveis ao processamento.
No entanto, em cana madura, os açucarem redutores contribuem, embora com uma pequena porcentagem, para o aumento do teor de açúcar total. Os compostos orgânicos não açucarem são constituídos de substâncias nitrogenadas ( proteínas, aminoácidos, etc. ), ácidos orgânicos. As substâncias inorgânicas, representadas pelas cinzas, têm como componentes principais: sílica, fósforo, cálcio, sódio, magnésio, enxofre, ferro e alumínio.
- O que produz essa