Industria de alimentos
O leite é um líquido nutritivo produzido pelas glândulas mamárias das fêmeas dos mamíferos possui cor branca ou ligeiramente amarelada, de odor agradável e sabor adocicado. O leite é composto de água, proteínas, açúcares, sais minerais, gorduras e vitaminas. Assim, pode-se afirmar que o leite conta com todos os elementos vitamínicos necessários a uma boa nutrição.
2. FORMAÇÃO DO SETOR INDUSTRIAL DE LEITE NO BRASIL
A origem do leite de consumo no Brasil está intimamente ligada à exploração do gado trazido durante o período de colonização. O gado foi utilizado primeiramente como força de trabalho nos engenhos de cana de açúcar e posteriormente a pecuária de corte se desenvolve em regiões como Goiás e o Sul do país. Até meados do Séc. XIX o consumo de leite teve caráter secundário, com poucas vacas sendo mantidas para essa atividade. A pequena disponibilidade do produto impediu que o consumo de leite se tornasse um hábito naquela época.
Por volta de 1870, o Vale do Paraíba, região em que até então concentrava a maior produção cafeeira e os setores mais ricos do país, passa pelo esgotamento de seu solo, redução da produtividade e consequentemente das margens de lucro. A produção do café segue para o Oeste Paulista. Surge no Vale do Paraíba a oportunidade para uma nova atividade: a produção de leite. A partir de então, diversos desenvolvimentos tecnológicos foram aplicados ao leite de consumo até caracterizar seu mercado atual.
Novos tratamentos térmicos, novas embalagens, novos sistemas de transporte e outras tecnologias, permitiram que o leite antes consumido sem nenhum tipo de tratamento, direto da vaca, pudesse chegar ao consumidor, em ótimas condições de consumo e armazenamento, seguro, com maior durabilidade, diferentes teores de gordura, quantidades de vitaminas, sabores e nutrientes.
3. PROCESSAMENTO DO LEITE
O processamento do leite pode ser feito com duas finalidades:
Produção de leite para consumo (Leite pasteurizado ou leite