Industria e tecnologia de alimentos
O Começo:
Com a sua fixação à terra, o homem, por força de sua manutenção e a dos seus, dedicou-se à lavoura e à pecuária. À medida que os grupos humanos radicados se multiplicavam e a produção de seus alimentos se expandia, desafiantes problemas se originaram. Entre estes, se avultou o dos produtos excedentes, tornando obrigatória a troca de alimentos vegetais e animais, pelos diferentes grupos. O problema do tempo para consumir estes alimentos foi agravando-se ainda mais. Meios incipientes e empíricos de conservação de alimentos foram aos poucos introduzidos, possibilitando o avanço da produção agropastoril. Com o crescimento populacional, afigurou-se de maior dimensão a necessidade de consumo e para isso a de produzir. Essa situação inspirou a criação e o progresso da industria alimentar, consolidado pelo desenvolvimento da “ Tecnologia de Alimentos”. A Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos define Tecnologia de Alimentos como sendo a aplicação de métodos e da técnica para o preparo, armazenamento, processamento, controle, embalagem, distribuição e utilização de alimentos.
Importância da tecnologia de alimentos:
• A Tecnologia de Alimentos inclui a seqüência de operações desde a seleção da matéria-prima até o processamento, preservação, conservação, armazenamento, distribuição e consumo.
• A industrialização dos produtos agropecuários pode contribuir consideravelmente na melhoria da dieta de um país e do estado nutricional dos seus habitantes. Para que se possa alcançar um bom rendimento, deve a tecnologia de alimentos está intimamente associada aos métodos e progressos da produção agrícola de um lado, e aos princípios e práticas da nutrição humana, do outro lado.
• Há ainda quem duvide da utilidade de incluir na dieta produtos alimentícios industrializados porque a elaboração pode destruir, em pequena proporção, os nutrientes. Nos últimos tempos tem-se conseguido reduzir consideravelmente essas